quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Francesinha



Na minha viagem à Alemanha (de que falo aqui) aproveitei para me abastecer de queijo, fiambre e salsichas uma vez que lá se encontram facilmente e muito mais baratos, por isso, hoje apresento um clássico da culinária do norte de Portugal, a Francesinha. Um prato pouco saudável e que, por isso, não deve ser ingerido frequentemente, apesar desta minha versão ser muito mais saudável que a original.
O que dita se a francesinha fica boa ou não é, normalmente, o molho. O molho é normalmente alcoólico (cerveja ou vinho branco) e com polpa de tomate. Nesta minha versão não coloco nenhum álcool, mas, para a generalidade das pessoas, o álcool é fundamental.

Ingredientes: molho

2 chávenas de água
1 folha de louro
Meio pacote de polpa de tomate
Alho
Cebola
Amido de milho
Piri-piri

Ingredientes: por pessoa

Duas fatias de pão (usei integral)
1 fatia de tofu
2 salsichas veganas
1 fatia de fiambre vegano
2 fatias de queijo vegano
Cenoura raspada

- Refogue um pouco de cebola e alho em azeite e junte a água. Adicione o louro e deixe ferver.
- Reduza para fogo médio, coloque a polpa de tomate, se quiser, a cerveja ou vinho, e o piri-piri a gosto. Deixe cozinhar por mais algum tempo.
- Coloque 1 colher e meia de amido de milho em 1/4 de chávena de água e mexa muito bem. Junte ao preparado anterior e deixe cozinhar até o molho começar a engrossar. Junte sal a gosto.

- Toste as fatias de pão e coloque uma das fatias num prato. Amontoe uma fatia de queijo, a fatia de tofu, fiambre e salsichas por cima do pão e cubra com a outra fatia de pão e queijo.
- Regue com o molho quente por cima e junte a cenoura raspada ao seu prato. Pode acompanhar com batata-frita, como é mais usual.



Gosto bastante também de substituir uma das fatias de pão por uma de seitan.

Bom Apetite !!!

2 comentários:

  1. Vou ter de experimentar esta tua receita. Maravilhoso, até francesinhas um vegan pode comer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É incrível, não é? Tudo pode ser veganizado :-) boa sorte com a receita!

      Eliminar